SOBRE NÓS
DESDE 1984
O Cuitelo começou há quase 40 anos, com a chegada da família à propriedade localizada em Itapeva, sul de Minas Gerais. Nosso pai, natural do interior paulista, passou parte da infância na roça, até que foi trabalhar em São Paulo mas sempre manteve a atração pelo campo. E em 1984 chega em Itapeva e realiza o sonho de voltar ao campo com o Sítio São Benedito.
Aos poucos ele foi introduzindo gado leiteiro no sítio, mais especificamente a raça Jersey, sendo um dos pioneiros da criação da raça na região. O nome Cuitelo Real surge nessa época para registrar a criação. Cuitelo é um modo de chamar o beija-flor, pássaro que ele admirava por seus passeios pelo sítio.
Com o leite, veio a produção de queijo e em sociedade com o seu amigo Zé, iniciaram uma queijaria. Foi batizada de queijaria Santa Hilda, que produzia os principais tipos de queijos comerciais: fresco, nozinho, mussarela, provolone e uma espécie de parmesão mineiro que futuramente iria se transformar no queijo Cuitelo.
Depois de um tempo a atividade na queijaria acaba parando. Os anos passam e em 2016 os filhos Bruno e Enzo começam a resgatar as receitas e criar uma nova produção com aquilo que aprenderam com o pai.
Nasce ai a marca de produtos artesanais Cuitelo Real (resgatando o nome criado lá trás). A produção é pequena, de agricultura familiar. A ideia é tentar aproveitar um pouco de tudo que o sítio oferece, como o leite, as frutas e o mel.
Visitando produtores, pesquisando, testando e errando. É assim que vamos elaborando nossos produtos. Focados em uma criação original, com carinho e respeito à matéria prima e à tradição artesanal. Esperamos que vocês gostem!
O SÍTIO
Estamos a 990 metros acima do mar, no extremo sul mineiro da Serra da Mantiqueira, cercados por pomar, pastagens, mata e rio Camanducaia, que passa ao fundo do sítio. Em volta do rio, temos uma área de preservação permanente com capivaras, macacos e tatus que nos visitam diariamente.
Acima, ficam as pastagens, divididas como um tabuleiro de xadrez. Por lá, as vacas ficam soltas sob um sistema de pastagem rotativa, assim, elas mudam de piquete a cada dia, para que o anterior tenha tempo de se regenerar.
Já o clima na região conta com invernos frios e secos, e verões quentes e chuvosos. As estações interferem na terra, nas plantas e no queijo, visto que a alimentação das vacas interfere no leite, e logo, no cuitelinho, cuitelo, boursin e pingo de leite.
Falando em leite, todos os dias as vacas são ordenhadas e os queijos fabricados. Em nossa cozinha tentamos colocar um pouquinho de nós e do nosso lugar dentro dos nossos produtos.
PRÊMIOS
O ano de 2019 foi muito especial para Cuitelo Real. Em agosto, participamos do Concurso Mundial do Queijo, realizado pela primeira vez no país, em Araxá. Fomos sortudos, e saímos com duas medalhas de Prata, com o Cuitelo e o Iogurte com Geleia Kinkan.
Alguns meses depois, no Prêmio Queijo Brasil, realizado em Florianópolis, fomos premiados com medalhas de Ouro e Bronze com o Cuitelo e o Cuitelinho, respectivamente.
PROSA EM DIA
Novidades fresquinhas em nossa newsletter.
Contato:
(35) 99203-3163
Rodovia Fernão Dias, Km 929
Itapeva - Minas Gerais